domingo, 28 de setembro de 2014

TORNEIO DE TENIS DIA DAS CRIANÇAS - W. O - INUSITADO

                    Diante da reclamação de alguns atletas com relação a aplicação do W.O resolvi dar a minha opinião publicamente, primeiramente devo explicar aos desavisados o que  é W.O. ou Walkover (em inglês) é a atribuição de uma vitória a uma equipe ou competidor quando a equipe adversária está impossibilitada de competir. Isto pode acontecer devido a não existência de um número mínimo de esportistas necessários para uma partida, desqualificação, não-apresentação de uma equipe na data e hora estabelecidos, entre outros. O termo é aplicável no futebol e em outros esportes, mas pode também ser utilizado em eleições.(Wikepedia).
                   Esclareço também que em todas as competições que participei, sejam organizadas pela Braztennis ou não sempre foi aplicado  o W.O ao atleta que não comparece ou chega atrasado, então não há que falar em competição sem W.O, pois se o adversário não comparece ao jogo, logo é exigido a aplicação dessa regra conhecida de todos os atletas. Entendo também que em casos de competições amadoras como a nossa, organizadas muitas vezes sob a responsabilidade de apenas uma pessoa é necessário a colaboração dos atletas na busca pelas informações, principalmente com relação a data e local dos jogos.
                     No caso especifico o torneio vem sendo realizado pela Escolinha da Tia Shirley em 06 categorias todas sob a responsabilidade de uma só pessoa e apenas na categoria principal " A " masculino ocorreram dois incidentes de W.O , onde os atletas alegam que não foram avisados do seus jogos. Devo esclarecer que publiquei a tabela com todos os jogos e compartilhei a publicação no facebook a pedido da organização, portanto não há que se dizer que não sabia com quem iria jogar. Quanto ao horário do jogo, sempre foi uma prática em nossos torneios que o atleta combine com o adversário o dia e horário do seu jogo, claro que dentro da semana que antecede a segunda rodada.                        Diante dessas considerações , penso que a organização agiu acertadamente ao aplicar a punição aos atletas, pensando no prosseguimento do torneio, que tem data prevista para encerramento em 12 de outubro, esclareço ainda que essa é apenas a minha humilde opinião e que deve ser questionada com o intuito sempre de melhorar as nossas competições.
                     Para reflexão de todos deixo aqui a minha indignação com relação a um outro tipo de W.O, que não deveria acontecer em nosso meio. O W. O inusitado diz respeito àquele atleta  omisso que não colabora por exemplo com as melhorias do nosso espaço físico, por exemplo na pintura da quadra, e só pra dar um exemplo mais drástico, a inscrição para o torneio é apenas a doação de uma caixa de bombom para a festa de encerramento no dia das crianças e a maioria dos atletas da categoria principal ainda não pagou a sua inscrição no torneio. 

2 comentários:

Roland Garros 2023-Feito histórico- Atualizado

  Bia vence a 7ª do mundo, vai à semi e atinge feito inédito em Roland Garros Alexandre Cossenza Colunista do UOL 07/06/2023 08h37Atualiz...